A 23ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG começa na próxima segunda-feira, dia 23, na Praça de Serviços do campus Pampulha, trazendo a Belo Horizonte a rica cultura do Nordeste de Minas Gerais. O evento, que vai até o dia 28, contará com a presença de cerca de 100 artesãos, representando 27 municípios da região. Esta edição promete destacar o melhor do artesanato local em diversas técnicas, como tecelagem, cerâmica, bordado, além de produtos da agricultura familiar.
Tradicionalmente realizada em maio, a feira foi adiada para setembro em razão da greve dos servidores, mas vem com uma programação especial que inclui shows e uma homenagem ao centenário de Dona Izabel Mendes da Cunha, renomada ceramista do Vale, cujas obras são reconhecidas internacionalmente. O evento é organizado pela Pró-reitoria de Cultura da UFMG e faz parte de um importante projeto de extensão cultural, proporcionando a integração entre os saberes acadêmicos e populares.
Durante a semana, o público poderá assistir a apresentações musicais diárias, com destaque para o show “Parceiragem” de Felipe Bedetti e Tadeu Franco, além de Walter Dias e Letícia Leal. A entrada é gratuita e aberta ao público.
A expectativa é que a feira atraia cerca de 20 mil visitantes ao longo de seus seis dias, reafirmando-se como o principal espaço de comercialização e valorização do artesanato do Vale do Jequitinhonha no país.
Mais informações: www.ufmg.br/cultura
A Assufemg é uma das entidades apoiadoras do evento.